Material:
Diversos
Método:
PETROFF (NAOH) + MEIO DE LOWENSTEIN JENSEN
Preparo do Paciente:
Escarro: Colher, preferencialmente, a primeira amostra da manhã. Orientar o paciente a enxaguar previamente a boca com água, várias vezes, para remover a flora bacteriana superficial dessa região e colher a amostra obtida após tosse profunda, diretamente em frasco de boca larga com tampa de rosca.
Escarro induzido: A coleta deve ser feita após a realização de nebulização com solução salina hipertônica a 3% durante no mínimo 5 e no máximo 20 minutos. Essa técnica fluidifica a secreção do pulmão e provoca uma irritação que leva à tosse e facilita a expulsão do escarro. O procedimento deve ser acompanhado por profissional treinado e em unidade de saúde equipada.
Fragmento de tecido pulmonar (Biópsia pulmonar): Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Lavado Broncoalveolar: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Lavado Brônquico: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Lavado Gástrico: Procedimento médico.
O material deve ser acondicionado em frasco estéril de boca larga.
Líquido Pericárdico: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Líquido Peritoneal: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Líquido Pleural: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Líquido Sinovial: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Líquor: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Secreções Ganglionares e de Nódulos Mamários: Amostra coletada através de procedimento médico. Enviar em frasco estéril.
Urina: Realizar higiene dos genitais, colher todo volume da 1ª urina da manhã sem desprezar o 1º jato. Enviar em frasco estéril.
Interpretação:
A tuberculose pulmonar continua sendo um sério problema de saúde pública. A chave para o controle da tuberculose pulmonar é a rápida detecção e a cura de casos novos. O diagnóstico definitivo depende do isolamento e identificação do agente etiológico, o Mycobacterium tuberculosis; sendo que as medidas de controle, principalmente no que diz respeito à terapêutica, dependem dos resultados dos testes de sensibilidade aos quimioterápicos utilizados no tratamento.