Skip to content

Material:

Sangue (Soro)

Urina amostra isolada

Urina 24 horas

Método:

Automatizado

Preparo do Paciente:

Jejum: Jejum desejável de 8 a 12 horas

Amostra isolada: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar o jato médio.

Urina de 24 horas: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.

Interpretação:

É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto do metabolismo hepático das proteínas, e excretada nos rins. Desta forma, a ureia e diretamente relacionada a função metabólica hepática e excretória renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função renal.

A ureia é o principal metabólito nitrogenado derivado da degradação de proteínas pelo organismo. Apesar de ser filtrada livremente pelo glomérulo e não ser reabsorvida nem secretada ativamente, a ureia é um fraco preditor da Taxa de Filtração Glomerular, pois 40%-70% retornam para o plasma por um processo de difusão passiva, que é dependente do fluxo urinário. Outros fatores podem mudar significativamente os valores plasmáticos da ureia sem terem relação com a função renal, destacando-se a dieta e a taxa de produção hepática.

Back To Top
Abrir o Chat
Olá! Como podemos ajudar?
Política de Privacidade

Leia a Política de Privacidade em: https://labchagas.com.br/politica-de-privacidade/