Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água oferecida aos consumidores. Para consumir a água com total segurança, é preciso ficar atento às especificações da análise bacteriológica de água, pois, dessa forma, terá garantias de que a água está em condições ideais para o consumo.
As maiores epidemias de água contaminada aconteceram no ponto de origem, durante a distribuição nos reservatórios particulares em empresas ou domiciliares, devido à vedação inadequada das caixas, assim como a carência de programas de limpeza para a desinfecção regular e periódica.
A análise bacteriológica de água do Laboratório Carlos Chagas tem como objetivo fornecer informações a respeito de sua potabilidade. Durante a análise bacteriológica de água, serão avaliados se existe o risco da ingestão de microrganismos responsáveis por doenças que são provenientes da contaminação pelas fezes humanas ou de animais (coliformes totais e fecais).
Trabalhamos dentro dos padrões e das diretrizes ambientais estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. A dosagem de pH e Cloro é feito na fonte, ou seja, o próprio solicitante que coleta e leva essas informações. Fazemos dessa forma, pois ao colocar a amostra no frasco, pode ocorrer alteração nos resultados desses dois parâmetros.
Essa análise é destinada principalmente para condomínios, empresas onde fazem a utilização da água para consumo, prefeituras, sítios com poço artesiano, piscinas comerciais, ou qualquer local que tenha água para consumo e contato humano.
O frasco utilizado é específico para coleta e tem que ser retirado antecipadamente no Laboratório Carlos Chagas, onde receberá orientações para coleta e manejo da amostra.