Skip to content

Material:

Sangue (Soro)

Método:

  • ENZIMAIMUNOENSAIO
  • CROMATOGRAFIA LÍQUIDA SEGUIDA DE ESPECTROMETRIA DE MASSA EM TANDEM

Preparo do Paciente:

Jejum aconselhável de 4 horas.

Interpretação:

17-alfa-hidroxiprogesterona é um esteróide secretado principalmente pelas adrenais e também pelas gônadas. A principal indicação clínica para sua dosagem é o diagnóstico de deficiência da enzima 21-hidroxilase, o defeito de síntese adrenal mais comumente encontrado. Nessa entidade, níveis de 17-alfa-hidroxiprogesterona maiores que 10.000 ng/dL são verificados com frequência. A resposta desse esteróide ao ACTH pode ser útil na detecção das formas tardias ou parciais do defeito, que geralmente apresentam valores acima de 1.000 ng/dL após o estímulo. No seguimento de tais pacientes, contudo, é possível que as dosagens de androstenediona e testosterona tenham maior utilidade, já que a 17-alfahidroxiprogesterona sofre oscilações rápidas com a terapêutica.
– Vale lembrar que, dentro do ciclo menstrual, os níveis de 17-alfa-hidroxiprogesterona são baixos na fase folicular e aumentam na ovulação e na fase lútea.
– A comparação entre resultados realizados em diferentes laboratórios deve levar em consideração a metodologia empregada, uma vez que os ensaios mais específicos (por pós-cromatografia ou por LC-MS/MS) tendem a fornecer valores mais baixos.
– O uso de hormônios esteróides interfere no resultado deste exame. 

Back To Top
Abrir o Chat
Olá! Como podemos ajudar?
Política de Privacidade

Leia a Política de Privacidade em: https://labchagas.com.br/politica-de-privacidade/