Skip to content

Material:

Urina início de jornada

Urina final de jornada

Método:

CROMATOGRAFIA GASOSA

Preparo do Paciente:

Coletar em frasco apropriado a amostra no início do primeiro dia da semana da jornada de trabalho, ou antes do período de exposição.

Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição.

Interpretação:

Este exame utilizado na monitorização biológica da exposição ao n-hexano. Após o processo de biotransformação do n-hexano o principal produto excretado na urina é a 2,5-hexanodiona. O n-hexano é um hidrocarboneto, volátil e lipossolúvel,amplamente utilizado em diversos processos industriais como solvente orgânico na preparação de tintas, colas, extração de óleos vegetais, bem como diluente na produção de plásticos e borrachas, entre outras aplicações.
O n-hexano uma vez absorvido, é distribuído para vários tecidos, principalmente cérebro, rins e baço e é eliminado do organismo pela urina, após sofrer oxidações sucessivas, na forma de 2,5-hexanodiona.
O n-hexano é prontamente absorvido por qualquer via, porém a intoxicação comumente ocorre pela inalação de seus vapores nas exposições ocupacionais ou quando é usado como droga de abuso.  Pode produzir neuropatia periférica, fraqueza, perda de peso, anorexia e câimbras nas extremidades dos membros inferiores.

Back To Top
Abrir o Chat
Olá! Como podemos ajudar?
Política de Privacidade

Leia a Política de Privacidade em: https://labchagas.com.br/politica-de-privacidade/