Skip to content

Material:

Urina 24h

Método:

RADIOIMUNOENSAIO

Preparo do Paciente:

Urina de 24 horas:
Desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. 

Dieta:
Evitar a ingestão excessiva de alcaçuz, pois esta substância pode diminuir os níveis de Aldosterona, visto que essa substância possui um efeito similar ao da Aldosterona.
Exercícios:
O exercício excessivo e o estresse podem estimular a secreção adrenocorticais e elevar o nível de aldosterona.
Medicação:
À critério clínico, suspender medicações que alterem o equilíbrio de sódio, potássio e líquidos (ex.: diuréticos, hipotensores, esteroides) para maior precisão do resultado.
Entre os fármacos que aumentam os níveis de Aldosterona incluem-se diazóxido, hidralacina e nitroprusiato; já entre os fármacos que podem reduzir os níveis de aldosterona encontram-se  fludrocortisona e propranolol.

Interpretação:

A aldosterona é secretada pela glândula adrenal. A sua produção é regulada pelo sistema renina-angiotensina. Elevações ocorrem no hiperaldosteronismo primário e secundário, dieta pobre em sódio, gravidez e Síndrome de Bartter. Reduções são observadas em alguns casos de hiperplasia adrenal congênita, deficiência de síntese, dieta rica em sódio, Doença de Addison e no hipoaldosteronismo hiporreninemico. O principal uso clinico da dosagem de aldosterona (sérica e urinaria) é o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário. O sistema renina-angiotensina responde rapidamente a vários estímulos fisiológicos, tornando uma
medida randômica de aldosterona, isolada, de pouco valor diagnóstico.

Os níveis de aldosterona podem apresentar-se aumentados nas seguintes situações:
-Aldosteronismo primário
-Hiponatremia
-l-hipercalcemia
-Stress
-Síndrome de Cushing
-Hipertensão maligna
-Edema generalizado
-Isquemia renal
-Síndrome de Bartter
-Gravidez
Anticonceptivos orais
Diuréticos
Tratamento esteroide

E diminuídos nas seguintes situações:
-Dieta rica em sódio
-Hipernatremia
-Hipocalcemia
-Doença de Addison
-Toxemia da Gravidez
-Tratamento hipotensor
-Diabetes mellitus

Back To Top
Abrir o Chat
Olá! Como podemos ajudar?
Política de Privacidade

Leia a Política de Privacidade em: https://labchagas.com.br/politica-de-privacidade/