Material:
Urina: Amostra isolada
Urina: 24 horas
Método:
Automatizado
Preparo do Paciente:
Urina de Amostra Isolada: Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.
Urina de 24 horas: Esta urina deve ser coletada iniciando pela manhã, porém deve seguir rigorosamente as instruções abaixo:
1. Esvaziar a bexiga pela manhã ao se levantar (por exemplo 7:00 hs), desprezando toda esta urina. Marcar rigorosamente este horário.
2. A partir desse momento, toda vez que for urinar, deve-se coletar todo volume urinário, colocando-a no frasco de coleta, fornecido pelo laboratório.
3. No dia seguinte, colher também a primeira urina da manhã (por exemplo 7:00 hs), na mesma hora em que foi esvaziada a bexiga no dia anterior.
4. Não perder nenhuma porção de urina de qualquer micção. Se isto acontecer, a amostra será inadequada. Evitar excesso de líquidos no dia da coleta da urina.
5. Conservar o frasco em geladeira durante a coleta
6. Terminada a coleta, levar ao laboratório toda a urina colhida nas 24 horas.
OBS. Caso o frasco fornecido pelo laboratório não seja suficiente, pode-se utilizar recipiente de água mineral.
Interpretação:
É o produto de degradação da creatina, sendo sua concentração não só dependente da taxa de filtração renal, mas também da massa muscular, idade, sexo e alimentação. Níveis baixos podem ser encontrados nos estados que cursam com diminuição da massa muscular. O uso de determinados medicamentos pode interferir no resultado. São exemplos: dipirona, dobesilato, cefoxitina, dobutamina, dopamina, trimetoprim e cimetidina.