O teste de gravidez de farmácia mede a quantidade de hormônio na urina e o…
EXAME PSA – para Câncer de Próstata
O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.
O PSA no sangue é medido em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml). A chance de um homem ter câncer de próstata aumenta à medida que o nível de seu PSA aumenta, mas não há um ponto de corte definido que possa ter certeza se ele tem (ou não) a doença. Muitos médicos usam um ponto de corte para o PSA de 4 ng/ml ou superior para decidir se um homem pode precisar de mais exames, enquanto outros recomendam um nível mais baixo, a partir de 2,5 ou 3 ng/ml.
- A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue. Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer.
- Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença.
- Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
Se o nível do PSA for alto, o homem precisará fazer outros exames para verificar a possibilidade de estar com câncer de próstata.
O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata:
- Em homens diagnosticados com câncer de próstata, o PSA pode ser usado em conjunto com os achados do exame físico e do estadiamento da doença para decidir se são necessários outros exames, como tomografia computadorizada ou cintilografia óssea.
- O PSA é parte do estadiamento e ajuda a determinar se a doença ainda está confinada à próstata. Se o nível do PSA é muito alto, a doença provavelmente está disseminada, o que ajudará na escolha das melhores opções terapêuticas para o paciente. .
- O PSA também é uma parte importante do monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.
O exame de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.
Preparação para o exame
São recomendadas algumas considerações para coleta do sangue aos homens que estão sendo investigados quanto a saúde prostática como:
- Jejum de pelo menos quatro horas
- Não ejacular por 48 horas antes da coleta
- Não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação
- Não fazer sexo anal antes do exame
- Pode impedir a realização do exame temporariamente
- Exame após toque retal
- Sondagem uretral
- Realização de ultrassonografia transretal
- Biopsia de próstata (como a agulha da biopsia causa um trauma intraprostático, deve-se aguardar pelo menos 30 dias para a coleta da amostra sanguínea)
- Transtornos miccionais agudos, que apareceram em menos de sete dias, podem refletir alteração clínica na glândula prostática, seja de ordem inflamatória como infecciosa
Referência: http://www.oncoguia.org.br/